fbpx

Neurologia é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata problemas relacionados ao sistema nervoso central ou sistema nervoso periférico. 

Deve-se procurar o profissional quando possuir a existência de problemas relacionados à acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, dores de cabeça, tontura, convulsões, doença (mal) de Alzheimer, transtorno do sono, doença (mal) Parkinson e doenças da junção do nervo com o músculo (placa motora). Os exames realizados pelos profissionais são:

Para começar: Qual a função de um cardiologista?

Deve-se procurar um cardiologista quando surgir um alerta referente aos eventos seguintes: Falta de ar em repouso ou esforço; palpitações no coração; cansaço excessivo sem razão aparente; ou taquicardia (batimento acelerado); tosse seca e persistente; inchaço nas pernas.

Exames não-invasivos são aqueles feitos sem a inserção de agulhas, instrumentos ou fluidos no paciente. Não perturbam a integridade do corpo de forma alguma, portanto, não oferecem nenhum risco ao paciente. 

Os principais exames neurológicos são:

Eletroencefalograma

Também chamado de eletroencefalograma (EEG), integra o rol de exames neurológicos. São solicitados para complementar o diagnóstico de distúrbios que afetam o sistema nervoso e, consequentemente, os demais sistemas do organismo. O procedimento está entre os exames complementares considerados essenciais, contribuindo para que os especialistas consigam definir a melhor estratégia de tratamento para cada paciente. 

Doppler Transcraniano

Trata-se de um exame específico de ultrassonografia, que tem o objetivo de analisar o fluxo sanguíneo das grandes artérias cerebrais, para detectar a presença de doenças neurológicas, cerebrais e cardíacas. 

Como o Doppler trata-se basicamente de uma ultrassonografia do cérebro, não exige preparo prévio ou jejum. Há somente algumas recomendações para a realização do exame, que incluem: se alimentar bem, prender os cabelos e retirar lentes de contato, brincos e acessórios metálicos no dia do procedimento.

Angiotomografia de crânio

A Angiotomografia do crânio é um procedimento não-invasivo, que possibilita a visualização das veias do cérebro, responsáveis por sua irrigação. O exame combina técnicas de tomografia computadorizada (TC) e angiografia, permitindo o estudo detalhado de veias e artérias a fim de diagnosticar doenças do sistema circulatório. Os tomógrafos modernos conseguem girar 360 graus ao redor do paciente, possibilitando produzir centenas de cortes das estruturas a serem avaliadas, a partir de ângulos diversos.